CNH Social RN 2021

A Carteira Nacional de Habilitação, popularmente conhecida como CNH, é o desejo de muitas pessoas, principalmente para os mais jovens. Quando a pessoa tem uma CNH ela acaba possuindo mais oportunidades no mercado de trabalho, podendo se candidatar em vagas que exigem que o candidato possua CNH Social RN 2021, como motorista ou entregadores.

Entretanto, ter uma CNH está cada vez mais caro. Os custos para emitir uma CNH variam de acordo com o local, mas são bem maiores do que a renda de muitas famílias. Pensando em como a CNH pode ser importante para quem está na busca por um emprego, no Rio Grande do Norte foi instituída a CNH Social 2021, que é um programa comum em outros estados brasileiros.

CNH Social RN

CNH Social RN

O que é CNH Social RN

O programa de CNH Social no Rio Grande do Norte é voltado para os cidadãos de baixa renda que não podem arcar com os custos de uma CNH, que também é conhecida como CNH popular.

Com isso, o governo do estado pretende aumentar as oportunidades de trabalho, pois com o programa é possível tirar ou renovar a CNH de forma gratuita, com isenção das taxas de exame e de taxas de emissão.

As vagas disponíveis para participar dependem do ano, e são direcionadas para cidadãos que atendem requisitos específicos.

Não deixe de conferir também como emitir sua habilitação nesses estados:

Quem tem direito a CNH Social RN

Para poder participar do programa CNH Social RN é necessário atender a alguns requisitos. Para poder se inscrever é necessário:

  • Ser beneficiário do programa Bolsa Família ou;
  • Ser beneficiário de algum programa assistencial do governo do estado do Rio Grande do Norte;
  • Residir no Rio Grande do Norte;
  • Saber ler e escrever.

É importante ressaltar que o programa é direcionado também para trabalhadores que vivem na informalidade e que dirigem mesmo sem a habilitação, sendo essa uma oportunidade para regularização de sua situação como motorista.

 Documento necessários

Para poder se inscrever no programa CNH Social RN é necessário portar e apresentar os seguintes documentos:

  • Comprovante de inscrição em algum programa social;
  • Documento de identidade;
  • Comprovante de residência.

CNH Social RN Inscrição

As inscrições devem ser realizadas dentro do período estipulado pelo Detran, que são divulgados na página inicial do órgão. Com o período de inscrição aberto, o candidato deve:

  • Acessar o site do Detran do Rio Grande do Norte, que está disponível em: detran.rn.gov.br;
  • Selecionar a opção “Habilitação”;
  • Selecionar a opção “Carteira de Habilitação Popular (ou CNH Social)”, lembrando que a opção só estará disponível com as inscrições abertas;
  • Informar os dados solicitados pela página: escolaridade, dados pessoais e outros;
  • Conclua o processo de inscrição.

Detran RN

O Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte é o órgão estadual responsável pela administração do trânsito no estado, exercendo funções administrativas, como a determinação do valor e cobrança do IPVA, aplicação de multas e licenciamento do veículo. Além disso, o Detran é também o responsável por todo o processo de exame e emissão da CNH dos motoristas, assim como da renovação.

Leave a Reply