CNH Categoria A

Conhecer os tipos de habilitação é importante antes de decidir qual delas você quer obter. Por exemplo, você sabe a que se refere a CNH categoria A?

cnh categoria a

cnh categoria a

Cada tipo de carteira de habilitação licencia o condutor para um grupo específico de veículos. Hoje vamos explicar direitinho a que se refere a CNH categoria A, qual tipo de licença é obtida com ela e vamos tirar todas as suas dúvidas sobre esse modelo de habilitação.

CNH Categoria A

A CNH categoria A é uma das mais obtidas no Brasil. Ela da ao condutor a liberação para conduzir veículos de duas ou três rodas com ou sem carro atrelado a lateral. Portanto, se encaixam nessa categoria os seguintes veículos:

  • Motos;
  • Motocicletas;
  • Triciclos;
  • Ciclomotores.

Portanto, quem tira essa habilitação não pode dirigir um carro. Porém, quem tem a CNH nas categorias B, C, D u E podem solicitar a adição da categoria A, tendo, portanto, a liberação para conduzir também esses veículos citados anteriormente.

Quais Veículos Posso Dirigir com CNH Categoria A?

Se você sonha em ter a sua habilitação e quer dirigir no Brasil é preciso primeiro obter a CNH, que é a carteira nacional de habilitação. Sem ela não é possível dirigir no país.

A carteira de habilitação nacional é dividida em categorias. Cada letra (A, B, C, D e E) permite que o motorista dirija um determinado grupo de veículos. NO caso da categoria CNH A estão inclusos:

  • Motos;
  • Motocicletas;
  • Triciclos;
  • Ciclomotores.

Ou seja, são veículos de duas ou três rodas que possuem ou não carros atrelados. Como dissemos antes, motoristas que possuem outras categorias podem adicionar a A. Ela é dividida em três categorias:

  • A1 para motos de até 300 cilindradas;
  • A2 para motos de até 700 cilindradas;
  • e A3 para todas as motos, independentemente da cilindrada.

Aproveite para conferir também: O que é RENACH.

Como Fazer

Agora chegou a hora de você ver um passo a passo de como fazer a CNH categoria A. Montamos um tutorial simples para lhe ajudar nesse processo. Acompanhe.

  1. Escolha um  Centro de Formação de Condutores (CFC) de sua confiança;
  2. Realize os exames psicotécnicos e exames médicos com profissionais qualificados;
  3. Participe do curso teórico do CFC escolhido por você. Essas aulas comportam 45 horas no total;
  4. Realize a prova teórica, composta por 30 questões. É necessário acertar 70% do conteúdo (21 questões, no mínimo) para ser aprovado;
  5. Aulas práticas. É necessário cumprir ao menos 20 horas; aula para completar essa etapa;
  6. Realizar a prova prática de direção.

Após 15 dias da prova prática, caso aprovado, o solicitante já recebe uma versão provisória de sua carteira de pode conduzir pelo país. Essa carteira é uma permissão que tem duração de um ano.

Após esse período é possível solicitar a carteira definitiva. Você pode fazer isso através do site do Poupatempo, clicando aqui.

5/5 - (2 votes)

Leave a Reply